Turismo Madeira
Quero ser sócio!!
 
 
 
CAB Madeira: Transmissão FPBTv do jogo CAB Madeira vs Basquete Barcelos    
 
 
NOTÍCIAS
 

14/02/2016
GAME DAY

Amigas falham conquista da Taça Federação

CAB e GDESSA disputaram a final da Taça Federação. As equipas marcaram encontro para a disputa depois de terem vencido, na véspera, as formações do Boa Viagem e do Lombos, respectivamente. O GDESSA, que jogava em casa e perante o se pública, contava com apoio que o CAB não tinha. No entanto, as Amigas também chegavam à final depois de uma fase de apuramento digna, na qual tinha dado provas do seu valor colectivo e da sua competitividade. Estavam, por isso, reunidos os ingredientes para um bom jogo de basquetebol.

No primeiro período, entrou melhor a equipa da casa, que, com 5 minutos decorridos, liderava o marcador por 9-4, muito fruto da prestação da sua base, que tinha anotado todos os pontos da equipa. O CAB não se deixou intimidar e respondeu com um parcial de 0-8, que empatou a partida a 9-12, com 4 minutos para jogar.

Até o final do tempo, o CAB demonstrou um bom entendimento colectivo, assim como uma capacidade ofensiva versátil. Porém também cometeu algumas falhas defensivas que permitiram às adversárias ganhar ressaltos na tabela à sua guarda e converte-los em pontos. Por isso, no final do primeiro período, o marcador acusava 18-21, a favor das madeirenses.

No segundo tempo, o GDESSA entrou muito determinado e, com 3 minutos decorridos, empatou o jogo a 23-23. Porém, um lance livre de Joana Lopes e dois cestos (de Leonor Nunes e Ejay Ofomata) colocaram o marcador em 23-28, para o CAB, quando estávamos a meio do segundo tempo.

Até ao intervalo, o equilíbrio foi a nota dominante entre as duas equipas e a provar isso estava o facto do parcial do segundo tempo ter sido 15-15. Dentro de campo, o CAB tinha lutado para construir uma vantagem pontual significativa relativamente ao GDESSA, porém a equipa da casa tinha tido o mérito de não deixar as Amigas assumir o domínio do jogo, aproveitando algumas facilidades que as madeirenses tinham cometido no capítulo defensivo e dos ressaltos. Assim, o intervalo chegou com a pontuação em 33-36, a favor do CAB.

Nesta fase do encontro, as melhores anotadoras no CAB eram Aleighsa Welch (10), Marta Bravo (7) e Britany Miller (6). Já no GDESSA, as mais eficazes eram Costa (15) e Johnson (9). Em termos estatísticos, a percentagem de concretização de lançamentos do CAB (40%) estava a ser ligeiramente superior à do GDESSA (35%). Porém nos ressaltos (21 ganhos para cada lado), nas perdas de bola (5 para o GDESSA e 6 para o CAB) e nas faltas cometidas (9 para cada lado), o equilíbrio era a nota dominante.

No regresso ao jogo, manteve-se a toada de equilíbrio entre as duas equipas, com CAB e GDESSA a trocarem cestos. Porém, o CAB estava a falhar muito, incluindo em zonas perto do cesto, e esse aspecto foi aproveitado pelas da CASA para passar para a frente do marcador (43-40) quando tinham decorrido 5 minutos de jogo. Consequentemente, o CAB pediu um desconto de tempo para tentar inverter os acontecimentos e voltar a entrar na disputa.

A equipa do CAB reagiu e revelou nova agressividade. Apesar do jogo estar com uma toada muito física, com a equipa madeirenses a ser bastante ‘punida’ nas zonas perto do cesto, as madeirenses não desanimaram e um triplo de Joana Lopes com a buzina a tocar colocou o marcador em 51-54, no final do terceiro tempo.

No último tempo, o CAB jogou o tudo-por-tudo numa postura defensiva agressiva, sabendo que estava aí a resposta para estagnar os ataques das adversárias e ganhar vantagem no jogo. Com 4 minutos de jogo, o CAB estava na frente por 55-63, mas a partida estava a ser muito disputada e a vitória incerta. O GDESSA voltou a ter uma reacção, e, com menos de 3 minutos para jogar, a diferença entre as duas equipas era de apenas um ponto (67-68), a favor do CAB.

Até ao final, as duas equipas colocaram tudo em campo, empenhando-se para garantir a vitória. Quando faltavam apenas 30 segundos para jogar, o jogo estava empatado a 74-74. Com 4 segundos para jogar, após uma falha do CAB debaixo do cesto, as continentais conquistaram 2 lances livres, e, após converterem um deles, ganharam a Taça Federação por 75-74.   

GAME DAY

Continuar...


 

 

 

 
 
 
 
 
cab-madeira.com © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: www.mdxmedia.com