Em 1986, o CAB participou, pela primeira vez, numa competição nacional do sector feminino. Três anos mais tarde, assegurou a sua primeira participação numa prova europeia organizada pela FIBA. Esta experiência repetiu-se por muitas vezes ao longo dos anos que se seguiram, fazendo do CAB um dos clubes que mais participações europeias tem em Portugal.
Em 1989, o CAB iniciou a sua participação nas provas nacionais do sector masculino. Em 1997, tornou-se campeão nacional, ganhando o direito a participar na Liga de Clubes de Basquetebol, a liga que reune os clubes profissionais da modalidade.
Sem nunca abandonar o seu papel de formação, em 1994 o CAB iniciou a organização do maior torneio de formação de basquetebol do país: o Torneio Internacional do CAB. Ainda hoje o torneio se realiza, reunindo, todos os anos, largas centenas de praticantes da modalidade, não só portugueses, nas também de outras nacionalidades.
Em 1997, como fruto do seu crescimento e contribuições diversas para o desenvolvimento do basquetebol no país, o CAB inaugurou o seu próprio Pavilhão, que ainda hoje funciona como sede do clube e localização de referência para todos os membros da numerosa FAMÍLIA CAB. Um ano mais tarde, em 1998, o CAB foi considerado Instituição de Utilidade Pública, e, em 1999, a equipa profissional masculina iniciou a sua participação nas competições europeias.
Hoje, o CAB é uma FAMÍLIA DE FAMÍLIAS que reune mais de duas centenas de praticantes de basquetebol e outras tantas centenas de famílias que se identificam com os nossos valores e princípios. Anualmente, as nossas escolas de formação disputam de mais de 190 jogos e as nossas equipas profissionais estão envolvidas em mais de uma centena de partidas. Nos últimos anos, ambas as nossas formações séniores têm participado assiduamente nas competições europeias e atingido metas de grande destaque nas competições nacionais em que estão envolvidas. A par de tudo isto, o CAB cota-se como um dos clubes que mais jogadores fornece às diversas selecções nacionais.
A história do CAB continua e, todos os dias, os seus jogadores, associados, simpatizantes e dirigentes tentam, com o seu trabalho, contribuir para a grandeza do clube. Com dedicação, persistência, criatividade e confiança, estamos conscientes que o futuro do CAB continuará a ser fonte de inspiração e de orgulho.