Turismo Madeira
Quero ser sócio!!
 
 
 
CAB Madeira: Transmissão FPBTv do jogo CAB Madeira vs Basquete Barcelos    
 
 
BREVE HISTÓRIA DO CAB

No ano de 1979, um grupo de amigos amantes da modalidade de basquetebol decidiu fundar um clube ao qual chamaram 'Clube dos Amigos do Basquete' (CAB). Unido, esse grupo de amigos criou a instituição à qual hoje nos associamos e lançaram as bases e os valores com os quais nos identificamos. A ideia principal do grupo, e que ainda hoje se mantém, é a de que o CAB fosse, na sua essência, uma escola de Formação. No entanto, devido à evolução natural dos tempos, esse papel de entidade formadora tem sido complementado com a participação em competições nacionais e internacionais de carácter profissional.

Em 1986, o CAB participou, pela primeira vez, numa competição nacional do sector feminino. Três anos mais tarde, assegurou a sua primeira participação numa prova europeia organizada pela FIBA. Esta experiência repetiu-se por muitas vezes ao longo dos anos que se seguiram, fazendo do CAB um dos clubes que mais participações europeias tem em Portugal.

Em 1989, o CAB iniciou a sua participação nas provas nacionais do sector masculino. Em 1997, tornou-se campeão nacional, ganhando o direito a participar na Liga de Clubes de Basquetebol, a liga que reune os clubes profissionais da modalidade.

Sem nunca abandonar o seu papel de formação, em 1994 o CAB iniciou a organização do maior torneio de formação de basquetebol do país: o Torneio Internacional do CAB. Ainda hoje o torneio se realiza, reunindo, todos os anos, largas centenas de praticantes da modalidade, não só portugueses, nas também de outras nacionalidades.

Em 1997, como fruto do seu crescimento e contribuições diversas para o desenvolvimento do basquetebol no país, o CAB inaugurou o seu próprio Pavilhão, que ainda hoje funciona como sede do clube e localização de referência para todos os membros da numerosa FAMÍLIA CAB. Um ano mais tarde, em 1998, o CAB foi considerado Instituição de Utilidade Pública, e, em 1999, a equipa profissional masculina iniciou a sua participação nas competições europeias.

Hoje, o CAB é uma FAMÍLIA DE FAMÍLIAS que reune mais de duas centenas de praticantes de basquetebol e outras tantas centenas de famílias que se identificam com os nossos valores e princípios. Anualmente, as nossas escolas de formação disputam de mais de 190 jogos e as nossas equipas profissionais estão envolvidas em mais de uma centena de partidas. Nos últimos anos, ambas as nossas formações séniores têm participado assiduamente nas competições europeias e atingido metas de grande destaque nas competições nacionais em que estão envolvidas. A par de tudo isto, o CAB cota-se como um dos clubes que mais jogadores fornece às diversas selecções nacionais.

A história do CAB continua e, todos os dias, os seus jogadores, associados, simpatizantes e dirigentes tentam, com o seu trabalho, contribuir para a grandeza do clube. Com dedicação, persistência, criatividade e confiança, estamos conscientes que o futuro do CAB continuará a ser fonte de inspiração e de orgulho.

GAME DAY

Continuar...


 

 

 

 
 
 
 
 
cab-madeira.com © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: www.mdxmedia.com