01/11/2015
GAME DAY
CAB derrota Lombos em jogo de grandes emoções
A equipa do CAB foi até Carcavelos defrontar a formação do Lombos. Além de terem pela frente uma equipa organizada e bem treinada, as Amigas lutavam contra ao cansaço acumulado do jogo realizado no dia anterior contra o Benfica, o qual tinham ganho. Por isso, exigia-se das madeirenses um sacrifício adicional, pois era o seu segundo jogo em apenas dois dias.
A partida começou melhor para a formação da casa, que venceu o primeiro período por 18-14. Em termos estatísticos, o CAB estava a jogar melhor que o Lombos em todas as categorias: tinha ganho mais ressaltos (10 contra 7) e estava a lançar melhor (46% de aproveitamento contra 44% do Lombos).
Porém, as Amigas estavam a comprometer a sua superioridade nas perdas de bola (8 realizadas contra apenas 5 do Lombos). Era esse aspecto que, fundamentalmente, estava a determinar a vantagem da equipa continental, pois estava a aproveitar com eficácia as desconcentrações das atletas do CAB.
No segundo tempo, as Amigas foram superiores à equipa da casa e ganharam o segundo tempo por 19-25, chegando ao intervalo na frente do marcador por 37-39. Nesta fase do encontro, o destaque vai para o espírito de união que o CAB demonstrou, mesmo nas alturas em que o Lombos parecia querer assumir as rédeas do encontro.
O CAB explorou bem os seus pontos fortes, especialmente o jogo perto do cesto, com destaque para as prestações que estavam a ser assinadas por Aleighsa Welch (9 pontos), Ejay Ofomata (9 pontos) e Britany Miller (8 pontos). Leonor Nunes (6 pontos) também estava a ser uma dor de cabeça para a defesa contrária, com a sua juventude e dinamismo.
Em termos colectivos, ao intervalo, o CAB continuava a lançar melhor que o Lombos (61% de aproveitamento contra 47%) e a ganhar mais ressaltos (16 contra 12 da equipa da casa). Já no que toca a perdas de bola, as Amigas apenas cometeram duas no segundo tempo, o que também justifica a maior eficácia do seu ataque no segundo período.
No regresso dos balneários, o CAB voltou a registar uma quebra de produção e perdeu o parcial do terceiro tempo por 54-53. Se é verdade que o Lombos teve mérito na viragem que fez no marcador, não é muita verdade que, na parte do CAB, acentuaram-se as falhas inadmissíveis e a pobre selecção de lançamento. Apesar da superioridade nos ressaltos continuar a ser das Amigas (23 contra 18), em meia hora de jogo o CAB já cometera 20 perdas de bola, um número preocupante para qualquer equipa com as aspirações das madeirenses e que denotava muita falta de cuidado na gestão da posse de bola.
Sem surpresa, o terceiro período acabou com o CAB em desvantagem por 54-52, um resultado que se justificava especialmente devido às desatenções do CAB.
No último período, o CAB entrou com muita determinação e tudo fez para assegurar o domínio sobre o ritmo do jogo. O trabalho do CAB não estava a ser fácil, pois o Lombos, galvanizado pela prestação no período anterior, estava também determinado a ganhar o jogo e a não deixar as madeirenses ganhar vantagem no marcador.
Porém, na primeira parte do último tempo, a vontade e eficácia do CAB foram superiores à capacidade defensiva do Lombos. Com 4 minutos decorridos, o CAB tinha conquistado uma vantagem de 7 pontos (60-67), muito fruto do trabalho colectivo entre as suas atletas e da inspiração de Aleighsa Welch, que, nesta fase, somava já 26 pontos marcados.
O Lombos não se deu por vencido e responder com maior pressão e agressividade. Quando faltavam 3 minutos para jogar, as da casa tinham equilibrado o marcador em 68-71 e prometiam uma luta pela vitória até ao último segundo. Apenas o melhor CAB conseguiria a vitória.
A quarenta segundos do fim, a diferença entre as duas equipas era mínima (71-72). Após uma violação dos 3 segundos por parte do CAB, o marcador manteve-se e o tempo tinha reduzido para 17 segundos. Nesses últimos segundos, o coração do CAB foi mais forte, com a defesa das Amigas a evitar a concretização de dois lançamentos do Lombos e a ganhar o jogo por 1 ponto.
Em termos individuais: Cintia França (9), Joana Lopes (7), Leonor Nunes (6), Aleighsa Welch (28), Ejay Ofomata (10) e Britany Miller (12).
|