.jpg)
|
01/03/2015
GAME DAY
CAB Masculino carimba passaporte para a 'Final 8' da Taça de Portugal
A equipa feminina do CAB foi até Lousada disputar o segundo jogo de uma jornada dupla, depois de, na véspera, ter derrotado a formação do Académico do Porto.
A partida começou melhor para as locais, que aproveitaram o excesso de permissividade e de relaxamento das jogadoras do CAB, atitudes condenáveis quando se está a jogar com objectivos definidos. O Lousada, com mérito, expôs as fragilidades defensivas que estavam a ser demonstradas pelas madeirenses, claramente abaixo do seu rendimento normal. Mesmo assim, uma arrancada das Amigas a fechar o período permitiu-lhes chegar ao final dos primeiros dez minutos em vantagem no marcador por 21-24.
No segundo tempo, o Lousada apostou numa estratégia que é comum nos adversários do CAB, que é pressionar a base das Amigas a todo o campo. A juntar a esta estratégia defensiva, o grupo da casa continuou a tentar a sua sorte no tiro exterior, mostrando que estava numa tarde de eficácia. As Amigas não se deixaram intimidar, e responderam à altura. Mesmo após um falta técnica ser averbada ao banco das visitantes, por protestos após uma sequência de jogadas que deixaram duvidas nos técnicos do CAB, as madeirenses elevaram a qualidade do seu basquetebol e chegaram ao intervalo a vencer por 40-47.
Nesta fase do encontro, Ashley Bruner (16 pontos, 8 ressaltos) e Kristen Mann (13 pontos, 1 ressaltos) lideravam a lista das melhores marcadoras e das melhores ressaltadoras. O CAB também dominava nos ressaltos (26 ganhos contra 16 das adversárias), ainda que estivesse inferior ao Lousada nas percentagens de aproveitamentos dos lançamentos de dois pontos e de três pontos.
No regresso dos balneários, as da casa continuaram a apostar tudo no lançamento exterior, capítulo onde estavam a ter muita mais eficácia que o CAB. As Amigas continuavam a exibir uma forma muito longe da que lhes é habitual, factor que as locais exploraram com mérito para, pouco a pouco, reduzir a diferença pontual, que era apenas de quatro pontos (55-59) quando se tinha jogado metade do terceiro tempo.
Sem fazer muito por isso, o CAB conseguiu sacudir a pressão da formação da casa e mostrar esboços do basquetebol que, na realidade, consegue praticar dentro de campo. Como seria de esperar, a liderança pontual aumentou, com o terceiro período a acabar com o resultado em 61-71, a favor das visitantes das ilhas.
No ultimo período, o CAB mostrou maiores preocupações defensivas e ofensivas, não só forçando a equipa da casa a várias perdas de bola e lançamentos forçados, como também escolhendo melhor as opções de ataque. Com as duas atletas americanas em grande forma, bem secundarizadas por Joana Lopes e Lavínia Silva, as Amigas mantiveram a distância pontual relativamente ao Lousada, ganhando o jogo por 82-92.
Em termos individuais: Ashley Bruner (32), Kristen Mann (27), Joana Lopes (11), Lavinia Silva (10), Marta Bravo (5), Carla Freitas (7).
Equipa Masculina carimba passaporte para a 'Final 8' da Taça de Portugal
A equipa masculina defrontou, no Funchal, a formação do Atlético, em jogo a contar para a Taça de Portugal. A equipa visitante apresentou-se sem as suas principais armas, que nem viajaram com a equipa, factor, esse, que em nada diminuiu a entrega ao jogo da parte do CAB.
O jogo começou melhor para o CAB, que rapidamente impôs o seu ritmo de jogo. Aliás, em toda a primeira parte, a partida foi de sentido único, a favor doa Amigos. No final do primeiro período, a diferença pontual já era de 31-18, factor que permitiu ao treinador do CAB, no segundo período, dar minutos de jogo aos atletas menos utilizados.
Nesse sentido, de registar a estreia, em jogos da equipa sénior masculina, de João Fernandes, que entrou muito bem no jogo, mostrando maturidade e desinibição. O jovem atleta foi acompanhado por Carlos Bettencourt, Gonçalo Miranda, Frederico Tavares e Miguel Martins, todos da equipa ‘B’ dos Amigos, que assumiram a responsabilidade do jogo até ao intervalo, que chegou com o CAB a ganhar por 65-43.
No regresso dos balneários, a equipa do CAB esteve vários ‘furos’ abaixo da sua prestação normal, factor que possibilitou alguma ascendência dos visitantes, muito aguerridos na sua entrega ao jogo. Mesmo assim, o terceiro período acabou com o CAB na frente por 78-63. No quarto período, o CAB voltou a assumir as rédeas do encontro, que voltou a ter quase um sentido só. Sem surpresa, os Amigos não tiveram problema em afirmar a sua superioridade e acabaram o jogo com uma vitória por 101-80.
Com esta vitória, a equipa masculina confirmou a sua passagem à 'Final 8' da Taça de Portugal, que será disputada em Fafe, nos dias 19, 20, 21 e 22 de Março.
Em termos individuais: João Fernandes (6), Miguel Martins (7), Carlos Bettencourt (2), Jose Correia (21), Tommie Eddie (9), Jordan Aaron (24), Stefan Djukic (4), Frederico Tavares (11), Nuno Pedroso (8), Jovonni Schuler (9).
|