Turismo Madeira
Quero ser sócio!!
 
 
 
CAB Madeira: Transmissão FPBTv do jogo CAB Madeira vs Basquete Barcelos    
 
 
NOTÍCIAS
 

22/11/2014
GAME DAY

Equipa Feminina cumpre frente ao Académico

A equipa masculina do CAB deslocou-se até ao norte do país para defrontar a formação do Illiabum. O encontro era de grande importância para o CAB, que, reforçado com Tommie Eddie e Nuno Pedroso, queria conquistar a vitoria e acumular preciosos pontos na tabela classificativa. O Illiabum, que está a realizar um arranque positivo de época, prometia não facilitar a vida aos madeirenses. 

O jogo começou melhor para a equipa da casa, que, nos primeiros dois minutos de jogo, realizou um parcial de 9-0. Seguiu-se a resposta do CAB, essencialmente pelos seus homens do jogo interior, mas a mesma assumiu contornos, de certa forma, tímidos, pois a superioridade do encontro manteve-se no lado do Illiabum, apesar da enorme entrega dos madeirenses. Com justiça, face ao que se estava a passar dentro de campo, o primeiro período acabou com o resultado em 21-14, a favor dos homens de Ílhavo.

No segundo tempo, o CAB entrou com maior sentido de organização e revelando muito mais cuidado na gestão dos seus ataques. Isto permitiu aos comandados por Juca estabelecer equilíbrio no encontro, ainda que, do outro lado, o Illiabum não desarmava. Após decorridos cinco minutos no segundo tempo, o resultado era de 30-25, ainda a favor dos da casa, registando-se um claro ascendente do CAB. 

Até ao intervalo, o domínio foi claramente dos Amigos. Os homens de vermelho falharam apenas em pequenos pormenores que foram, obviamente, aproveitados pelos da casa, que queriam manter a sua vantagem pontual, mas os seus esforços foram inglórios, e, quando faltava apenas um minuto para o intervalo, o jogo estava empatado a 35 pontos. Nos instantes que se seguiram, um cesto de Aaron Jordan colocou o CAB em vantagem por dois pontos (35-37), com a qual as equipas recolheram aos balneários.  

Nesta fase do encontro, pelo CAB, Aaron Jordan (12 pontos) e Jovonni Shuler (8 pontos), eram os mais anotadores, enquanto Tommie Eddie e Jorge Coelho eram os melhores ressaltadores, com 4 conquistados cada um. Nos lançamentos de dois pontos, o CAB estava a registar 64% de aproveitamento, contudo a eficácia era muito melhor nos três pontos (apenas 27%) e nos lances livres (71%).

No terceiro período, o CAB entrou apostando na velocidade dos seus jogadores, factor que tinha sido desconcertante para o Illiabum no decorrer do segundo período. À velocidade, o CAB juntou a eficácio do jogo exterior, com Jovonni Shuler, Jorge Coelho e Tommie Eddie a marcarem quatro 'bombas' quase consecutivas. A resposta do Illiabum seguiu-se, reestabelecendo o equilíbrio no encontro e passando para a frente do marcador, por 55-53, quando ainda faltavam cinco minutos para jogar no terceiro tempo.

Na segunda metade do terceiro período, o CAB deu uma enorme lição de entrega ao jogo, indo sempre buscar o resultado, mesmo quando a equipa da casa tentava 'descolar' no marcador. Alternando muito bem o jogo interior com o lançamento exterior, o CAB criou enormes dificuldades aos da casa. Miguel Martins, que entrou para colmatar as quatro faltas averbadas a Tommie Eddie, trouxe solidez aos ataques do CAB, enquanto Zé Correia e Nuno Pedroso alargaram a frente de ataque dos Amigos, obrigando o Illiabum a estar atento aos lançamentos dos três pontos. 

Após uma recta final no terceiro período muito positiva, o CAB chegou ao fim do terceiro período na frente por 63-66, colocando tudo em aberto para o quarto e último período. Antevia-se uma luta enorme e até ao fim.

Nos últimos dez minutos, a equipa do CAB explorou, de forma inteligente, as suas principais armas, com vários jogadores a contribuirem para a marcação de pontos, não só através do lançamento de média e longa distãncia, mas também no jogo interior. Nos ressaltos, os Amigos também souberam marcar uma presença forte, especialmente no capítulo do ressalto defensivo, onde Jorge Coelho e Tommie Eddie assumiram papéis determinantes. 

Quando faltavam três minutos para o final e o resultado anotava 74-75 para os do CAB, Tommie Eddie foi excluido da partida por faltas, facto que trouxe alguma apreensão ao banco dos madeirenses, que, assim, viram excluida da partida uma das suas principais peças. O Illiabum aproveitou o deslize dos visitantes e passou para a frente do marcador por 78-75, quando faltavam apenas dois minutos para o fim do tempo regulamentar.

A perder por três pontos, os Amigos apostaram todas as suas forças no encontro e entregaram-se, de corpo e alma, à partida, na esperança de levar para a Madeira a vitória. Porém, alguns lançamentos falhados e perdas de bola em momentos importantes permitiram aos da casa permanecer na frente até 25 segundos para o fim e depois.... Zé Correia marcou um triplo e colocou o CAB na frente por 82-83.  

Dois lances livres convertidos pelo Illiabum, quando faltavam apenas nove segundos para jogar, voltaram a colocar os da cada na frente por 84-83, forçando o banco do CAB a pedir um desconto de tempo e a planear um derradeira tentativa de acabar o jogo com uma vitória, algo que seria justo dado tudo o que os madeirenses tinham feito ao longo do encontro... E é porque a justiça também existe no basquetebol, que, na última jogada, após uma penetração fantástica, Aaron Jordan deu de 'bandeja' a bola a Jovonni Shuler, que sentenciou o resultado em 84-85 e ofereceu a vitória ao CAB.

Sofremos... mas vencemos!

Em termos individuais: Aaron Jordan (20), Zé Correia (6), Nuno Pedroso (5), Tommie Eddie (8), Jovonni Shuler (27) e Jorge Coelho (19).

Equipa Feminina cumpre frente ao Académico

No Funchal, as Amigas receberam a equipa do Académico do Porto. As comandadas por João Pedro Vieira, que, graças ao seu trabalho, estão a começar bem a época, queriam prolongar a sua série de vitórias. Porém, a jovem e aguerrida equipa do Académico vinha à Madeira para ganhar o jogo e não iria entregar a vitória 'de mão beijada'. Para ganhar, o CAB teria de estar no seu melhor.

A partida começou muito bem para as da casa, que, ao fim de quatro minutos de jogo, já levavam uma vantagem de 16-0 no marcador, assumindo, por completo, o ritmo do jogo. Até o final do primeiro período, a superioridade das atletas da casa manteve-se, fruto não só do seu maior acerto ofensivo, mas também do seu empenho defensivo e de uma abordagem ao jogo centrada numa grande partilha da bola por parte das madeirenses. Sem supresas, o final do primeiro tempo veio com o marcador em 32-8, a favor do CAB, com destaque para os 11 pontos anotados por Carla Freitas. 

No segundo período, o CAB acusou alguma desconcentração nas tarefas defensivas, o que, a par com o mérito das visitantes, permitiu ao Académico a marcação de alguns pontos. No entanto, as Amigas rapidamente voltaram a vincar o se domínio no jogo, e, decorridos cinco minutos do segundo tempo, o resultado era de 47-12, a favor das da casa, com destaque para os 12 roubos de bola efectuados, até à altura, pelas madeirenses.

Até ao intervalo, o treinador João Pedro aproveitou a vantagem pontual conquistada para dar minutos às atletas menos utilizadas, facto que foi positivamente aproveitado pelas jogadoras para 'mostrar serviço' e garantir ao treinador que tem um banco capaz de assegurar a qualidade e fluidez do jogo das Amigas. O intervalo chegou com o resultado em 57-18, a favor do CAB, com destque para os 16 pontos de Julie Forster, assim como para 25 ressaltos ganhos e 12 assistências registadas pela equipa da casa, dois factores que indiciavam um bom jogo colectivo. 

No regresso dos balneários, o treinador João Pedro continuou a dar o protagonismo da partida às atletas mais jovens do plantel, as quais, acompanhadas e enquadradas por jogadoras mais experientes, sentiram o que é participar em jogos do mais alto escalão feminino. Apesar da maior juventude, o CAB manteve o seu ritmo competitivo e o seu domínio, acabando o terceiro período na frente por 80-29. Nas da casa, a mais concretizadora continuava a ser Julie Forster (19), muito bem acompanhada por Carla Freitas (17), Ashley Bruner (9) e Marta Bravo (8).

No último período, o CAB actuou, praticamente, só com atletas portuguesas, que não só ofereceram bons momentos de basquetebol, como também confirmaram toda a qualidade do sector feminino da modalidade. Carla Freitas e Julie Forster continuaram inspiradas e a liderar a lista das melhores marcadoras, porém o CAB continuou a destacar-se pelo seu sólido e eficaz jogo colectivo, como demonstrando pelos 49 ressaltos, 25 assistências e 23 roubos de bola registados ao longo do encontro.

Para além do que está expresso nos números, é óbvio para todos que a grandeza das madeirenses reside, fundamentalmente, na sua capacidade de funcionar como um bloco coeso e unido, ou seja, como uma verdadeira equipa. 

No final, a vitória foi do CAB pelo resultado de 102-49.

Em termos individuais: Cintia França (7), Yasminne Chermiti (2), Joana Lopes (3), Marta Bravo (9), Catarina Freitas (2), Julie Forster (21), Ashley Bruner (16), Carla Freitas (24), Leonor Nunes (7), Carolina Escorcio (8), Rebeca Fernandes (3) e Carla Relva (1 ressaltos, 2 assistências). 

GAME DAY

Continuar...


 

 

 

 
 
 
 
 
cab-madeira.com © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: www.mdxmedia.com